segunda-feira, 7 de março de 2011

PROFISSÃO DOCENTE NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO

AULA 1
PAPEL DO PROFESSOR: INSTRUIR OU EDUCACAR?

O papel do professor não é o mesmo que há alguns anos. Hoje, além de instruir o aluno com o conhecimento teórico, ele tem que educar. Função esta, que pertencia a família do aluno, mas que foi delegada à escola e pricipalmente aos professores, pois os pais precisam trabalhar e muitas vezes nem veem seus filhos ao longo do dia. Porém, não é uma tarefa muito fácil esta imposta ao professor e ele, muitas vezes, se vê numa situção um tanto complicada, pois não pertence a família da criança, mas tem que ensiná-la a ser educada e dentro dessa questão de "ser educada" consiste em ensinar valores, regras, comportamento, entre outros. Por fim, o professor não deixou de ser o instrutor do conhecimento. O que aconteceu foi a imposição de uma responsabilidade a mais que precisa ser equilíbrida com a sua antiga função e para que esse equlibrio aconteça a escola precisa estar em sintonia com a sociedade e ter um projeto político pedagógico que envolva o comprometimento de todos que atuam na instituição.





AULA 2
A AÇÃO EDUCATIVA AO LONGO DA TRAJETÓRIA ESCOLAR

Durante a trajetória escolar da criança e do adolescente a função do professor se modifica:
  • Da Educação Infantil até o último ano do Ensino Fundamental I, a função do professor é a de institucionalização, ou seja, ele deve mostrar ao aluno as como funciona e quais são as regras da escola;
  • No Ensino Fundamental II, a função do professor é a de escolarização, ou seja, ensinar o aluno a estudar. Ensiná-lo a fazer resumo, a organizar o seu material, a reservar tempo para estudar para as provas, entre outros;
  • No Ensino Médio, a função do professor é a de preparar o aluno para vida.
OBSERVAÇÃO:
Estas funções não precisam ser seguidas nessa sequência. Há possibilidade de flexibilidade e se o professor sentir que no Ensino Médio existe um aluno que necessita da função de escolarização, o professor pode aplicá-la.


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