quarta-feira, 8 de junho de 2011

DISCIPLINA SAÚDE

AULA 23
ESTIGMA

Segundo Golfman (1963)  estigma é "referência a um atributo depreciativo, fraqueza ou desvantagem. A pessoa estigmatizada é considerada como tendo uma característica diferente da aceita pela sociedade e é tratada diferentemente pela mesma, que mostra conceitos errados e preconceituosos." Nesse sentido, qualquer pessoa que não esteja dentro do "padrão de normalidade" ditado pela sociedade, é excluído e discriminado pela mesma. Assim, há o estigma visível e o invisível. No primeiro a "deficiência" da pessoa é vista por todos, enquanto no segundo, que é o caso da epilepsia, só é vista quando alguma coisa diferente acontece. No caso da epilepsia, são as crises. Com isso, a pessoa com epilepsia é vista com o rótulo de epilético, cujo o destaque é apenas para a doença. Por fim, a pessoa com epilepsia acaba sofrendo pelo peso do estigma e, desistindo de realizar sonhos possíveis. Dessa forma, a escola pode contribuir para a desmistificação do estigma da epilepsia através de informações corretas.







AULA 24
PAPEL DAS ONGs E ASSOCIAÇÕES DE EPILEPSIA

As Ongs foram criadas para suprir as deficiências do governo. Nesse sentido, são fortes aliados na propagação de informações, principalmente sobre a epilspsia. Dessa forma, é válido que a escola procure parcerias no intuito de buscar atividades que contribuam para a desmestificação do estigma e, com isso favorecer uma qualidade de vida melhor à pessoa que tem epilepsia.





DISCIPLINA EDUCAÇÃO

AULA 21
LAZER, CULTURA E ELEMENTOS COMUNITÁRIOS

"Lazer é  um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entreter-se, ou ainda, para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora após livrar-se ou desembaraçar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais." (Dumazedier, 1976, apud Oleias). Nesse sentido, o lazer pode ter significados diferentes para as pessoas. Com isso, para um pescador que pratica a pesca nos finais de semana para se distrair, a pescaria é apenas um lazer. Contudo, um pescador que pratica a pesca todos os dias do ano, a pescaria é uma profissão e um meio de sobrevivência. Assim, o lazer varia muito de interesse e de comunidades e se a escola quiser fazer uso do seus espaço para o lazer, no intuito de atrair as pessoas que moram no seu entorno para dentro do seu ambiente, precisará oferecer atividades que sejam compatíveis ao interesse de tais pessoas. Caso contrário, não consiguirá se aproximar das mesmas
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AULA 22
LAZER, JUVENTUDE E ESPORTES

Ao desenvolver um lazer, os jovens costumam se identificar através de grupos que tenham gostos parecidos com os seus. Nesse sentido, buscam atividades esportivas que lhes forneçam aventuras radicais. Assim, é importante ressaltar que se a escola quer ter uma relação com a comunidade ao qual está inserida, o esporte pode ser uma porta para essa aproximação. Com isso, os esportes podem fazer parte do currículo da escolar.