quinta-feira, 10 de março de 2011

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO

AULA 5
O PAPEL DO PROFESSOR NA MEDIAÇÃO CULTURAL

A mediação cultural no espaço escolar tem como objetivo a aproximação do aluno aos agentes culturais e está diretamente liagada a disciplina de Arte. No entanto, para que esta aproximação ocorra, o professor tem que considerar que é necessário desmistificar a arte como objeto acessível a poucos, descontruir a arte como conhecimento distante do cotidiano, promover a consciência sobre o valor da arte na sociedade e na vida dos indivíduos. Considerando essas ideais sobre a função da mediação cultural, o profissional da educação interiorizará no aluno a participação espontânea da arte em sua vida e ele, aluno, a levará consigo quando sair da escola. Mas como o educador realiza esta mediação? Uma maneira de fazê-la é incentivar o aluno a pesquisar as obras brasileiras e desenvolver trabalhos a partir dessas obras. Com isto, o educando consegue relacionar o que está criando com a produção sócio-cultural fazendo dele um tranmissor da cultural. Outra forma é a de relacionar as obras com as temáticas transversais aproximando-as da realidade do aluno. Não se pode esquecer que tudo que for produzido tem que ser divulgado. Assim, através dessa integração do aluno com a arte e a comunidade em que ele vive dispertará nele um gosto maior pelo ambiente ambiente  escolar, pois tudo o que ele elabora é visto e analisado pelos colegas e pela comunidade.Contribuindo com a diminuição da evasão entre outras. Porém, para que este trabalho funcione é necessário que o professor invista em sua formação.




AULA 6
O PROFESSOR E A DIVERSIDADE CULTURAL NA SALA DE AULA

É através do ensino da diversidade cultural na sala de aula que o professor consegue dispertar no aluno o respeito pelas diferentes culturas. Assim, ele entende que dentro da sua escola e da sua comunidade existem pessoas que priorizam outros gostos e costumes que não são os mesmos que os seus e ele passa a aceitar estas diferenças e com isto, a discriminação é evitada.





Nenhum comentário:

Postar um comentário