AULA 9
MODELOS DE ENSINO: DAS CONCEPÇÕES DOCENTES ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Várias são as práticas pedagógicas que podem ser utilizadas pelo professor no ato de ensinar: Empirismo -que o ensino é fragmentado, Inatismo - que é centrada na autodireção do aluno e no contrato feito entre o professor e seus alunos, Construtivismo - onde o professor é aquele que dá oportunidades e respeita o tempo de aprendizagem de seus alunos. Conclusão: Todas são importantes na construção do conhecimento, mas não podem se tornar a preocupação maior do professor. Se assim ele agir, correrá o risco de obter efeito contrário e, ao invés de auxiliar, as práricas pedagógicas atrapalharão e conduzirão as decisões dele deixando-o sem referências do que faz. Dessa forma, para que isso não aconteça cabe ao educador tomar a decisão certa de como quer ensinar. Com isto, poderá escolher sua metodologia que achar mais correta sem se preocupar com o erro, mas com a prendizagem de seus alunos.
AULA 10
A RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO
Para que uma sala de aula relamente seja um local de aprendizagem é preciso que haja uma relação de humanidade entre o professor e seus alunos. Com isto, o ambiente torna-se agradável e prazeiroso e assim o respeito surge espontâneamente. Porém, num ambiente em que não há respeito por ambas as partes a tolerância deixa de existir e a aceitação é mais díficil. Assim, surgem mais casos de agressão física e verbal fazendo da escola um campo de guerra, onde proefessores desrespeitam alunos e vice-versa.