sábado, 18 de setembro de 2010

NEUROCIÊNCIAS E DOENÇAS NEUROLÓGICAS, COM ÊNFASE EM EPILEPSIA

AULA 18

DOENÇAS NEUROLÓGICAS, PANORAMA GERAL

Com a cura das doenças infecciosas a expectativa de vida da população mundial aumentou...


e é comum vermos cada vez mais pessoas na melhor idade.




Por outro lado, novas doenças estão aparecendo devido ao estilo de vida que as pessoas têm adotado em virtude da correria diária, como: má alimentação, sedentarismo e qualidade de sono ruim...


e são elas as mais recentes causadoras de óbitos.


Uma que vem liderando este ranque é o AVC, principalmente em países que estão em desenvolvimento.




AVC





AULA 19

OUTROS TRANSTORNOS NEUROLÓGICOS COMUNS: DISLEXIA

A percepção que a pessoa com dislexia tem da aparendizagem...

como a escola a trata...



como ela se sente.


O QUE É DISLEXIA:

http://www.youtube.com/watch?v=mnBmSxB0Xec

http://www.profala.com/artdislexia13.htm


COMO LIDAR COM A DISLEXIA:

http://www.universia.com.br/materia/imprimir.jsp?id=9162


SINTOMAS DA DISLEXIA:

http://www.dislexia.com.br/sintomas.htm

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

TEMAS TRANSVERSAIS E A ESTRATÉGIA DE PROJETOS - SEMANA 5




AULA 17

PEDAGOGIA DE PROJETOS


Para que o trabalho com projetos funcione na escola é fundamental que o professor seja um estrategista..




e trabalhe interdisciplinariamente com seus colegas...



os temas transversais.







FASES DO PROJETO








O QUE É UM PROJETO

http://www.projetospedagogicosdinamicos.kit.net/index_arquivos/Page2329.htm

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

TEMAS TRANSVERSAIS E A ESTRATÉGIA DE PROJETOS - SEMANA 4

AULA 13

CONHECIMENTO EM REDE



Segundo o sitema educacional atual, a cabeça do aluno é um espaço vazio que precisa ser completado com conhecimento.



Fazendo uma comparação metáforica, é como se a cabeça dele fosse um balde vazio que deverá ser completado com matéria.




O profissional da educação que segue esta linha de pensamento é um profissional baldista, pois para ele "o aluno tem nível baixo" ou "o aluno não atinge o nível mínimo."




E infelizmente, este pensamento reisite apesar de ultrapassado...



e é vindouro do príncipio de que primeiro se ensina o simples depois o complexo


baseando-se no discurso do método "linha de montagem" de Descartes.




O conhecimento em rede vai além deste método, pois...




está associado ao conhecimento que o aluno já possui antes mesmo de vir à escola e cabe a ela ampliá-lo...




ou até mesmo apagá-lo se for preciso.


Assim, pensar em rede é pensar em encadeamentos livres sem estar amarrado ao conteúdo...



e é o professor mediador quem terá que tecer...




está rede.



AULA 14

PROJETOS

O projeto só funciona se houver planejamento e diálogo...



e a escola pode utilizar-se dele...



através da transversalidade...


para ensinar.





O projeto está relacionado a ilusão...


porque sem a ilusão não existe o futuro.




NEUROCIÊNCIAS E DOENÇAS NEUROLÓGICAS, COM ÊNFASE EM EPILEPSIA

AULA 15

RITMOS BIOLÓGICOS, CICLO SONO-VIGIA

O sono está associado ao bem estar, quem dorme mais tem uma qualidade de vida melhor,


porém o ritmo de vida atual do ser humano impede que ele tenha boas noites de sono...



influenciado na sua saúde e atrapalhando o seu desempenho escolar e...




 profissional.



DICAS PARA UMA BOA NOITE DE SONO






AULA  16

CRESCIMENTO, MATURAÇÃO E PLASTICIDADE


Ao longo da sua infância o ser humano cresce num ritmo diferenciado.







PLASTICIDADE


http://www.profala.com/artneuro1.htm

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

NEUROCIÊNCIAS E DOENÇAS NEUROLÓGICAS, COM ÊNFASE EM EPILEPSIA




AULA 11

MEMÓRIA




É a persistência do aprendizado em um estado que pode ser evidenciado posteriormente.



TIPOS DE MEMÓRIA



POR QUE ESQUECEMOS?
* falta de "uso";
* interferência de uma aprendizagem sobre outra;
* repressão ou situações desagradáveis;
* falhas na recuperação.




O esquecimento está ligado a fatores:
- biológicos: cansaço, doenças, envelhecimento, falta de estimulos cerebrais;
- psicológicos: desatenção e fatores emocionais.


 MODALIDADES SENSORIAIS




AULA 12

APRENDIZAGEM

Processo de aquisição da informação.


COMO APRENDEMOS?




TIPOS DE APRNDIZAGEM




 

domingo, 12 de setembro de 2010

TEMAS TRANSVERSAIS E A ESTRATÉGIA DE PROJETOS - SEMANA 3

AULA 09

CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO




A escola tem que ensinar aos seus alunos a linguagem científica para que estes saibam conhecer o mundo que está ao seu redor. Um mundo, onde as tecnologias estão cada vez mais presentes e fazem parte do dia a dia de qualquer indivíduo. Com isto, a ciência torna-se um instrumento prático dando oportunidades ao cidadão de saber escolher o que melhor lhe convém na convivência diária com os produtos e aparelhos que estão presentes na sua vida. Assim, a pessoa que conhece a linguagem científica não correrá riscos de pagar mais caro por produtos que têm eficiência idêntica aos que são mais em conta, ou simplesmente saber que se ingerir muito de um alimento num único dia lhe impedirá de consumir qualquer outra coisa neste mesmo período, pois a sua cota de gordura já foi consumida e ele poderá ganhar peso. Por fim, cabe a escola transmitir aos seus alunos a praticidade da ciência e isto deve ser realizado através do diálogo, da participação e de projetos interagindo o aluno na construção da sua aprendizagem deixando de lado aquela ideia de que somente o professor é o detentor do conhecimento.




AULA 10

INTERDISCIPLINARIDADE E TRANVERSALIDADE NA ESCOLA

O aluno deve ter conhecimento das questões sociais e ambientais que estão ao seu redor como a violência, as drogas, a gravidez, a saúde, o desmatamento e a poluição e é a escola que lhe proporcionará este conhecimento através da transversalidade integrada a interdisciplinaridade por meio de aulas dinâmicas que lhe propicie uma relação entre estas questões e a sua realidade.



NEUROCIÊNCIAS E DOENÇAS NEUROLÓGICAS, COM ÊNFASE EM EPILEPSIA

AULA 7

NEUROANATONOMIA FUNCIONAL DO SISTEMA NERVOSO: FUNÇÕES CORTICIAIS E SISTEMAS SENSORIAIS

O corpo humano é dotado de cinco sentidos sensoriais que captam as informações do ambiente.



Visão: se dá através dos vários músculos existentes no olho que captam as informações do ambiente e as levam ao cérebro através dos nervos ópticos onde a informação será decodificada;


Audição: ocorre através das ondas sonoras que entram pelo conduto auditivo e estimulam a membrana timpânica fazendo com que ela ative outras estruturas ósseas e leve o sinal pelo nervo auditivo até o cérebro onde as informações serão processadas;



Gustação: papilas gustativas captam as informações químicas e as traduzem em impulsos elétricos que posteriormente serão levados ao cérebro através dos nervos;



Olfato: as moléculas químicas são captadas no ar e traduzidas em impulsos elétricos que chegarão ao sistema nervoso central onde será processado quanto ao cheiro se é agradável ou não;



Tato: Feixes de nervos conectam o corpo todo da parte periférica ao sistema nervoso central e nas suas extremidades estão vários receptores que levam as informações da periferia até o cérebro.




PERCEPÇÃO

É a forma que o organismo encontrou de poder conceber o que ocorre a sua volta. Esta associada a interpretação e depende de várias atividades cognitivas, como: comportamento, cognição, processamento de informações, consciência, memória, atenção e linguagem. Seu desenvolvimento ocorre aos poucos e necessita das expectativas, dos valores, da motivação, dos interesses e das emoções.


AULA 8


São vários os aparelhos de investigação para observar função cerebral de uma pessoa:

* EEG (de alta resolução) eletroencelografia;




* MEG: magneto-encelografia;




* PET: tomografia por emissão de pósitrons;




* NIR-DOT: tomografia óptica;




* AM: ressonância magnética;




* Espectroscopia;



* Imagens funcionais;





E a tendência atual é combinar estas diferentes técnicas potencializando as virtudes individuais.





EPILEPSIA


http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?95



AMNÉSIA