AULA 23
A EDUCAÇÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS É DE FATO INEFICAZ?
A Educação basea-se no modelo de que todas as crianças são iguais. Todo professor (a), sabe que não é assim que funciona, pois cada um tem o seu momento e o seu limite de aprendizagem, independente de ser criança ou não. Com isso, é correto afirmar que o trabalho com o portador de deficiência é muito mais complexo do que aquele realizado com alunos que não apresentam nenhum tipo de deficiência e para amenizar a distância entre os alunos com necessidades especiais e os demais em sala de aula, foram elaborados recursos que são de grande auxílio no dia a dia na sala de aula. Entretanto, quando a deficiência é intelectual faz-se necessário que o educador conheça um pouco sobre ela do, no intuito de poder ajudá-lo.
AULA 24
MODALIDADES DE ENSINO: DAS CONCEPÇÕES DOCENTES ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Antigamente a educação era privilégio de poucos. Com a democratização do ensino, a educação passou a ser direito de todos, principalmente de pessoas que são portadores de necessidades especiais. Porém, com uma demanda maior aconteceu um abalo dentro do ensino, pois os profissionais não estavam preparados para lidar com pessoas diferentes dos modelos previstos pela sociedade. Assim, a escola precisou se adaptar e, ao invés de preocupar-se com o ensino da criança, passou a visualizar como seria a sua aprendizagem. Desta forma, a equipe escolar precisou se unir para desenvolver a aprendizagem desses alunos buscando axílio na formação específica e no apoio dos pais, que querem o desenvolvimento de seus filhos.