sábado, 2 de outubro de 2010

NEUROCIÊNCIAS E DOENÇAS NEUROLÓGICAS, COM ÊNFASE EM EPILEPSIA

AULA 26

EPILEPSIA: DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO


O portador de epilepsia pode ter uma vida normal como as demais, porém ele sofre com o preconceito e a discriminação devido ao rótulo de epilético que lhe foi imposto fazendo com que as pessoas não enxerguem o ser humano, mas apenas a doença.




Com isto, o indivíduo rotulado sente-se desmotivado e muitas das conquistas que ele poderia atingir são abandonadas por falta de apoio e estímulo por parte de amigos, comunidade e até da própria família.





Assim, o profissional que atual na educação tem um papel importante na luta contra o estigma desta doença. Ele, através de informações corretas...



e atitudes adequadas, poderá instruir os ignorantes sobre o assunto proporcionando mais qualidade de vida a quem já sofre por se sentir tão diferente.





DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO




AULA 27

EPILEPSIA EM SITUAÇÕES ESPECIAIS


A epilepsia é uma condição neurológica crônica grave e muito comum. No Brasil estima-se que 3 milhões de pessoas tenham epilepsia e 50% dos casos se manifestam na infância e na adolêscência.



Com isto, é correto afirmar que a escola, como uma instituiçao de ensino que tem como clientela crianças e adolescentes, deve estar informada sobre a epilepsia.


Assim, a gestão e os demais profissionais devem estar preparados para lidar com uma eventual crise que venha a ocorrer com um dos seus alunos, pois somente através de informações corretas e atitudes acertadas destes profissionais é que o portador de epilepsia poderá ter confiabilidade de que não srofrerá discriminação e preconceito, além de ter sua vida salva se algo mais grave vier acontecer.



INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE EPILEPSIA

http://saude.hsw.uol.com.br/epilepsia.htm

TEMAS TRANSVERSAIS E A ESTRATÉGIA DE PROJETOS SEMANA 7

AULA 24

ESTRATÉGIA DE PROJETOS E A CONSTRUÇÃO DA REDE

A primeira etapa para o desenvolvimentode de um projeto é a escolha de um tema transversal a ser trabalhado.




Feita a esccolha, um estudo aprofundado sobre ele deve ser realizado... 



com objetivo de aproximar o aluno ao tema que será desenvolvido...




em seguida, os alunos definem temáticas específicas que gostariam de estudar...




logo após, elaboram perguntas a partir do interesse deles sobre a temática específica que escolheram...




e a partir deste questionamento, o professor planejará estratégias e metodologias para articular as perguntas dos alunos ao conteúdo da sua disciplina.




Por fim, professor e alunos buscam juntos respostas às perguntas elaboradas no início do projeto


TRABALHAR COM PROJETOS





AULA 25

ESTRATÉGIA DE PROJETOS E EDUCAÇÃO EM VALORES


Os conteúdos disciplinares adquirem significado para o aluno,



quando o professor trabalha...




com projetos focando os temas transversais.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

NEUROCIÊNCIAS E DOENÇAS NEUROLÓGICAS, COM ÊNFASE EM EPILEPSIA

AULA 22

AVC

O AVC pode ser previnido...





se os fatores de riscos como obesidade...



diabetes...




tabagismo...




sedentarismo...




relacionados a ele forem eliminados...




e a escola pode ter um papel importante no controle desta prevenção...



 através da divulgação de palestras e trabalhos desenvolvidos com os alunos...



e a comunidade.







COMO IDENTIFICAR O AVC



PREVENÇÃO DO AVC




AULA 23

EPILEPSIA: CONCEITOS GERAIS

A epipepsia é uma condição neurológica crônica muita antiga.



Há registros de pessoas famosas que tiveram epilepsia no passado.




50% dos casos de epilepsia começam na infância...




 e na adolescência.



A pessoa com epilepsia sofre com o preconceito...





e o estigma de que não consegue inserir-se na comunidade, formar família e conseguir emprego...




devido a algumas crenças que há anos excluem o epilético da sociedade...



e é a escola que pode contribuir para a diminuição desta exclusão através da capacitação dos profissionais...




para que divulguem o que é a epilepsia.



CAUSAS, SINTOMAS, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO:



TIPOS DE EPILEPSIA:








TEMAS TRANSVERSAIS E A ESTRATÉGIA DE PROJETOS - SEMANA 6

AULA 20

SENTIMENTOS E AFETOS COMO TEMA TRANSVERSAL


A escola pode trabalhar os sentimentos...


e os afetos como tema transversal,



pois são as situações do cotidiano das crianças...





os pontos de partida e de chegada para o desenvolvimento do trabalho pedagógico...

e o objeto do ensino,


 da aprendizagem,



 



 e do conhecimento.



 




O QUE SÃO VALORES

http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/formacao-valores-413152.shtml



AULA 21

PRÁTICA DE PROJETOS E TRANSVERSLIDADE EM SALA DE AULA: QUESTÕES DE GÊNERO NO COTIDIANO ESCOLAR


Os temas transversais trabalhados pela escola precisam focar a realidade do aluno...




e um que é bem realista e presente no cotidiano deles é a questão de gênero...



que é pertencente a Ética...





e tem como objetivo demonstrar que homens e mulheres possuem os mesmos direitos.