sexta-feira, 5 de novembro de 2010

EDUCAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE VALORES SEMANA 4

AULA 13

DIMENSÕES CONSTITUTIVAS DO SUJEITO PSICOLÓGICO

O sujeito psicológico, qualquer ser humano existente, é formados pelas seguintes dimensões 


a biológica,




a afetiva




a sociocultural



e a cognitiva




e tais dimensões devem ser integradas



umas com as outras sem que haja separação





a não ser, em caso de estudos ou para facilitar a sua compreensão,




porém, ela acontece em outras situações das citadas acima e infelizmente é na escola o ambiente que mais pratica esse ato, pois ela costuma valorizar apenas a dimensão cognitiva de seus alunos e alunas esquecendo-se do restante e é aí que surgem os grande problemas no processo ensiono/aprendizagem.




AULA 14

A CONSTRUÇÃO DE VALORES E A DIMENSÃO AFETIVA

Os problemas educacionais da escola só serão resolvidos se o sistema educacional atual for modificado para um ensino através da transversalidade e da interdisciplinaridade, além de considerar todas as dimensões do sujeito psicológico, não somente a cognitiva como vem sendo feito. Assim, uma escola que respeita as diferenças proporcionará um vínculo afetivo entre ela e seus alunos e alunas dando a eles sentido ao que aprendem ali. Com isto, indisciplina, depredação e tantos outros conflitos serão eliminados, pois é mais fácil de valorizar aquilo que se tem afeto.







SAÚDE NA ESCOLA SEMANA 4

AULA 15

SEXUALIDADE NA ESCOLA

Desenvolvimento Psicossexual


Primeiro ano de vida - fase oral.




Segundo ano de vida - fase anal.






Terceiro ao sexto ano de vida - fase fálica ou genital infantil.




Sétimo ano de vida à puberdade - fase latência.




A partir da adolescência - fase genital adulta.




Adolescência 


Grupos de amigos da mesma idade,




as primeiras realações sexuais,





gravidez precoce.





Qual o papel da escola?

Informar para garantir ao adolescente uma passagem tranquila da fase adolescência à fase adulta.







AULA 16

SEXUALIDADE E PREVENÇÃO DE RISCO

Segundo pesquisa realizada sobre o comportamento sexual do brasileiro pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP), "a escola é o segundo lugar mais apontado pelos jovens para obter informações sobre aids. Em primeiro vem a família e em terceiro, a televisão". Valendo-se deste resultado, o Ministério da Saúde criou um programa de educação sexual que qualifica os profissionais da educação no intuito de que eles auxiliem na divulgação do uso do preservativo para a  prevenção da gravidez e  de doenças sexualmente transmissíveis, uma vez que é o professor o responsável pelas atividades sobre DST/AIDS na maioria das escolas brasileiras. Com isto, espera-se que o sexo deixe de ser considerado um tabu entre adultos e adolescentes e passe a ser visto com consciência e saúde. 












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