terça-feira, 10 de maio de 2011

DISCIPLINA SAÚDE

AULA 3
INTRODUÇÃO AO TEMA E AO MÓDULO

Esta aula tem como objetivo expôr os temas a serem discutidos durante disciplina saúde. A epilepsia é o tema central e terá várias discussões como, por exemplo limitações, estigma, formas de tratamento e controle da doença, atuação do professor diante do aluno epilético, a doença nas diferentes fases da vida, transtornos comportamentais e cognitivos, abordagem feita pela escola  sobre a epilepsia, epilepsia e o trabalho, as leis que atuam a favor do epilético, cidadania do portador da doença, limites de vida relacionados à doença, as ONGs que podem auxiliar o professor, a interação social do epilético e por fim, como as campanhas que são realizadas, no mundo e no Brasil, sobre a epilepsia. 





AULA 4
EPILEPSIA: RECAPITULANDO

Epilepsia é uma condição neurológica crônica, grave que acomete 1% a 2% da população. Suas características são crises epiléticas sem febre ou intoxicação manifestadas pelo mal funcionamento do cérebro.

Tipos:
- parciais ou focais - as crises começam em uma região do cérebro;
- epilepsias generalizadas - as crises começam no cérebro como um todo.

Causas:
- genético (idiopático):
Ex: ausência na infância
- identificável (sintomático)
Ex: traumatismo cranianiano, AVC, neurocisticercose
- não se acha a causa (possivlemente sintomático)

Diagnóstico:
É baseado nos relatos do pacinete, dos familiares e das pessoas que presenciaram a crise. Exames complementares como EEG, tomografia ou ressônancia complementam o disgnóstico.

Tratamento:
- drogas antiepiléticas;
- cirurgia, dieta cetogênica e estimulação vagal;
- apoio psicológico.




MÓDULO 4 - EDUCAÇÃO E MODELOS PSICOSSOCIAIS DA EPILEPSIA

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA E PARA CIDADANIA

AULA 1
A ESCOLA E AS RELAÇÕES COM A COMUNIDADE

Há uma necessidade muito grande da escola romper os seus muros que a separam da comunidade no intuito de que um novo sistema de ensino seja isntalado, pois o modelo empregrado é o mesmo criado há anos e já não é mais atraente. Nesse sentido, a escola precisa se abrir para comunidade e sair das quatro paredes de suas salas de aula. O material de apoio que existe fora da escola é muito rico e é preciso aproveitá-lo. No entanto, a escola não deve insistir naquele modelo que durante a semana segue um sistema rígido de seus conteúdos e nos fins de semana abre suas portas para os moradores e alunos venham praticar esportes entre outras atividades comuns que acontecem na maioria das escolas. O currículo escolar precisa ser mudado e nele deve ser incorporado as atividades que realmente interessam aos seus alunos. Por fim, uma escola integrada com a sua comunidade disperta um sentimento de idolatria e posse. Possibilitando uma preservação maior do patrimônio e o aumento do respeito aos funcionários e professores que nela atuam.






AULA 2
FÓRUM ESCOLAR DE ÉTICA E DE CIDADANIA

A escola precisa criar fóruns dentro de seu ambiente para que a comunidade, ao seu rdor, participe das decisões sobre a aprendizagem dos alunos, pois não há mais como negar que o ensino oferecido pelas escolas é desestimulante e em nada contribui na aprendizagem dos alunos. A escola precisa observar e apreoveitar tudo o que acontece ao seu redor e, juntamente, com a comunidade decidir qual é o melhor conteúdo a ser seguido. Uma escola que se isola da comunidade e não a traz pra dentro de seus muros não conseguirá atingir seus objetos, pois os alunos se interessam por aquilo que eles conhecem e, por fim, aprendem. O fórum escolar, tem um importante papel nessa aproximação da escola e a comunidade e deverá ser composto por alunos, professores, comerciantes, líderes de igreja, pais, funcionários da escola, além dos convidados que podem ser especialistas da educação. Assim, partindo das discussões, uma pauta é elaborada e seguida pelos professores ao longo de um bimestre, por exemplo.