terça-feira, 19 de outubro de 2010

EDUCAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE VALORES SEMANA 1

SAÚDE E EDUCAÇÃO

AULA 1

O JUÍZO MORAL NA CRIANÇA



Para Piaget: "Toda Moral consiste num sistema de regras, e a essência de toda moralidade deve ser procurada no respeito que o indivíduo adquire por essas regras."




Com isso, Piaget tende a separar a moral e o respeito, onde a primeira são as regras que o indivíduo tem que cumprir...




e o segundo é o a efetivação do cumprimento destas reagras estabelecidas pelas sociedade, pela escola, pela família etc. através da afetividade e não pelo medo.




Ainda de acordo com Piaget, a criança, ao nascer, não sabe discernir o certo do errado. Nesta fase, ela se encontra num estado de "anomia". Ao passar do tempo, ela descobre que existem regras na sociedade, na escola, na família etc. e a fase é chamada agora de "heteronomia". Por fim, quando a criança entende que há regras e para que elas servem a fase é de "autonomia".



Este é um processo de transição que pode se dar através da:

Coação: medo/respeito unilateral: a criança respeita, mas não é respeitada (direção única). Pode atrapalhar o desenvolvimento da heteronomia. Uma pessoa que foi coagida quando criança, sempre vai cumprir as regras sem questioná-las.




Cooperação: as regras são construídas cooperativamente/respeito mútuo: prevalece o amor, a afetividade.





Assim, no âmbito escolar o aluno não pode sentir-se coagido a obedecer regras, mas ele tem que participar da construção das mesmas para que a afetividade prevaleça e ele passe a respeitar o professor por amor e não por obrigação e medo.




Finalizando, quando a criança conhece as regras e as internaliza, ela deixa de ser egocêntrica e passa a separar, de acordo com a moral, o que é certo...






e o que é errado.


AULA 2

A ESCOLA E A CONSTRUÇÃO DE VALORES

Para que a escola desenvolva a educação em valores é importante que ela seja democrática naquilo que ensina e leve em consideração as sete ações abordadas a seguir:



1- Conteúdos escolares:
O currículo atual da escola não permite a prática de valores e a formação de cidadania. Ele está totalmente dissociado "da realidade e do cotidiano dos alunos e das alunas. Isso, além de provocar a falta de interesse, é uma das fontes para o grande problema de indisciplina e violência que hoje assola as escolas." (Araújo) Por essa razão,  há uma necessidade de se repensar sobre esta prática e fazer a inserção imediata das temáticas transversais de maneira interdisciplinar, para que alunos e alunas compreendam a função daqulio que estão aprendendo.




2- Metodologia das aulas:
O conteúdo trabalhado pelo professor deve ser realizado de forma cooperativa e não individualista, no intuito de que aluno e professor dialoguem no mesmo nível sem a imposição do educador que normalmente é comum acontecer dentro da sala de aula. Trabalhando dessa forma, o aluno torna-se participativo da sua aprendizagem e seu interesse sobre os diversos assuntos discutidos aumenta.




3) Quais valores trabalhar?
A escola pode trabalhar, sem nenhuma imposição,  a Declaração Universal dos direitos humanos que funciona como  "um guia de referência para a elaboração de projetos educativos" englobando toda a temática transversal.



4)As relações interpessoais:
O professor só será respeitado e admirado  pelos seus alunos se entre eles houver uma relação de afeto e não de autoridade.



5) A auto-estima:
Cada ser humano constrói uma auto-imagem sobre si mesmo e é essa auto-imagem que dirá tudo sobre ele. Uma pessoa que tem a auto-imagem negativa tende a expor seus medos e inseguranças fazendo com que ninguém acredite no seu potencial. Com, isto cabe a escola desenvolver, democraticamente, projetos transversais que contribuam para a valorização da imagem de seus alunos e alunas, com o propósito de que consigam, através do positivismo, valorizar a sua auto-estima.



6) O auto-conhecimento:
Os alunos e alunos devem conhecer-se para que tomem atitudes corretas e ponderadas perante situções complexas que envolvam a moral. Assim,  a escola pode e deve ajudar na busca do auto-conhecimen pelo aluno, através de aulas que contribuam com a construção de valores, a cidadania, a ética etc.



7) A gestão escolar:
Os valores a serem trabalhados na escola não podem ser pré-determinados por ela. A busca coletiva e democrática envolvendo professores e gestores deve prevalecer, sem que haja imposições por nenhuma das partes.