quinta-feira, 18 de novembro de 2010

SAÚDE NA ESCOLA

AULA 23

USO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS






O consumo de substâncias psicoativas (drogas lícitas e ilícitas) tem aumentado em todo o mundo, porque a faixa etária dos usuários é cada vez menor. Estima-se que crianças de 11 anos e meio já tenham tido contato com algum tipo de droga. A curiosidade, a vulnerabilidade e o mal comportamento de familiares e pessoas próximas são fatores que estão diretamente realcionados a essa precocidade. Tais substâncias causam depedência e a melhor forma de se evitá-la é a prevensão. A escola pode contribuir com esse trabalho através do incentivo do diálogo entre professore/pais/alunos. Entretanto, se o adolescente já for um viciado é importante que um tratamento individual realizado por especialistas seja iniciado e deve-se mostrar ao paciente que "acima do motivo que o levou ao vício está a vontade de sair dele que deve ser incentivada por todos até que o próprio viciado entenda que o melhor que pode fazer é parar de drogar-se." (Dra. Lou de Olivier)


DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS





















AULA 24

MÍDIA E COMPORTAMENTO





A mídia tem influência direta com a regulação do comportamento do indivíduo e afeta diretamente os mais jovens, principalmente as crianças e os adolenscentes que ficam horas na frente da TV e/ou do computador sendo bobardeados por programas violentos e/ou sites acessíveis ao sexo o que os conduzem ao comportamento agressivo e ao desenvolvimento precoce da sexualidade.









INFLUÊNCIA DA MÍDIA NO COMPORTAMENTO







EDUCAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE VALORES SEMANA 6

AULA 21

ASSEMBLÉIAS ESCOLARES E DEMOCRACIA ESCOLAR

Assembléia escolar é a resolução de conflitos






 através do diálogo.





Uma escola democrática permite que todos os alunos tenham um espaço para expor os seus pensamentos.






Com isso ela consegue formar ética e moralmente o aluno.





São três os tipos de assembléia na escola:

1) Assembléia de classe: acontece na sala de aula uma vez por semana para regular e regulamentar relações interpessoais e a convivência entre os alunos da classe. É coordenada por um professor.

2) Assembléia de escola: tem a função de regular e regulamentar relações interpessoais e a convivência no espaço coletivo da escola. Podem participar funcionários, professores e alunos.

3) Assembléia docentes: são discussões acadêmicas e temáticas relacionadas ao convívio entre os próprios professores e a direção da escola. Todo o corpo docente e a direção participa dessa assembléia.




AULA 22

DIVERSIDADE/PLURALIDADE CULTURAL NA ESCOLA


A partir do momento em que a educação no Brasil deixou de ser privlégio de poucos e tornou-se acessível a todos a escola percebeu que não possuía mais homogeneidade entre seus alunos e se viu diante de uma pluralidade cultural. Crianças e adolescentes de etinias, religiões e outros aspectos culturais e físicos surgiram dentro do ambiente escolar e, o como lidar com tantas diferenças? Essa é uma questão que deve ser cuidadosamente discutida entre os professores e a gestão escolar para que os alunos não fiquem marcados por estigmas só porque possuem alguma característica que não se assemelham aos demais.