quinta-feira, 25 de novembro de 2010

SAÚDE NA ESCOLA

AULA 27

STRESS E ANSIEDADE NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

Stress e ansiedade são reações do organismo diante de situações difícies e excitantes e assim como os adultos, as crianças...


e os adolescentes também podem passar por essas situações.







CAUSAS
  • Morte na família;
  • Brigas constantes entre os pais;
  • Separação de pais;
  • Mudança de cidade ou escola;
  • Escolas ruins;
  • Professores inadequados;
  • Atividades em excesso;
  • Viagens longas.



PAPEL DO PROFESSOR
  • Conhecer os alunos;
  • Conversar com os alunos;
  • Motivar os alunos para as aulas e para escola;
  • Incentivar os alunos a fazerem perguntas;
  • Escutar o aluno sem críticas ou julgamentos;
  • Promover autoconfiança nos alunos;
  • Respeitar o ritmo de cada aluno;
  • Promover atidades em grupo;
  • Promover atividades calmas.

COMENTÁRIO

Ansiedade e stress infantil não se manifestam isoldamente, sempre há um conjunto de ações que contribuem para isso.




AULA 28

DEPRESSÃO NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA

DEFINIÇÃO

Transtorno de humor ou afeto manifestado através de sentimentos de tristeza profunda, associados com sintomas fisiológicos e cognitivos na pessoa.




CONJUNTO GERAL DE SINTOMAS
  • Tristeza persistente, ansiedade, ou humor “vazio”; 
  •  Pessimismo ou sentimentos de desesperança; 
  •  Perda do interesse ou do prazer nas atividades habituais, inclusive sexo;
  • Insônia, acordar de madrugada, ou sono excessivo;
  • Agitação;
  • Diminuição da energia, cansaço, ou uma sensação de “lerdeza”;
  • Baixa da auto-estima, sentimentos de inutilidade, ou de culpa excessiva ou inapropriada;
  • Dificuldades em se concentrar, em lembrar-se de algo, ou em tomar decisões;
  • Pensamentos de morte ou de suicídio recorrentes, tentativas de suicídio, ou um plano suicida específico.

CAUSAS
  • Biológicas: genética, estrutural e quimíca do cerébro;
  • Psicológicas: stress, traumas, desamparo, forma de perceber e de lidar com o mundo;
  • Sócio-cultural: papéis, expectativa, suporte social.





FATORES DE RISCO
  • História familiar de depressão;
  • Sexo feminino;
  • Episódios anteriores de deprssão;
  • Acontecimentos estressantes;
  • Dependência de drogas;
  • Violência doméstica;
  • Elevada exigência acadêmica.


SINTOMAS NAS CRIANÇAS E NOS ADOLESCENTES
  • Tristeza;
  • Falta de motivação;
  • Solidão;
  • Humor deprimido, irritável ou instável;
  • Mudanças súbitas de comportamento: explosão, raiva, brigas;
  • Mudança de apetite;
  • Dificuldade em divertir-se;
  • Queixas de tédio ou "sem nada pra fazer";
  • Preferências por atividades solitárias;
  • Queixas físicas: cansaço, falta de energia, dores de cabeça, dores de barriga, insônia;
  • Pensamentos recorrentes de morte;
  • Ideias e planejamento de suicídio;
  • Preocupações;
  • Sentimentos de culpa;
  • Baixa auto-estima;
  • Choro excessivo;
  • Fala em ritmo devagar, de forma monótona e monossílabica.



SINTOMAS ESCOLARES
  • Queda do rendimento escolar;
  • Falta de concentração;
  • Perda de interesse pelas atividades;
  • Falta de motivação;
  • Pensamento lentificado;
  • Impulsividade e irritabilidade (brigas);
  • Choro fácil;
  • Isolamento na sala de aula e no recreio;
  • Dificuldades no processo cognitivo.

 TRATAMENTO
  • Medicamento;
  • Psicoterapia;
  • Suporte familiar;
  • Psicoeducação: rede de apoio social (pais, comunidade, professores, entre outros)

 DIAGNÓSTICO

É importante pais e professores ficarem atentos a esses sintomas para a identificação da depressão na criança e no adolescente.
  • insônia;
  • irritabilidade;
  • rebeldia;
  • medo;
  • tiques;
  • mudanças nos hábitos alimentares;
  • problemas na escola, na vida social e familiar.






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