AULA 27
O PROFESSOR NÃO PODE ESTAR SÓ: PARCEIROS DENTRO DA ESCOLA
A família brasileira tem divergências com relação ao processo de inclusão. Para algumas, a inclusão pode estimular a criança deficiente. Outras, porém, têm receio sobre a aprendizagem e questionam se seu filho (a) realmente irá aprender ou apenas será socializado dentro da escola, pois percebem que o professor não se sente preparado para lidar com as crianças diferenciadas e, infelizmente trata-as igualmente aos demais colegas. Com isso, essas crianças acabam esquecidas pelo professor. Assim, para que haja um trabalho bem desenvolvido com os portadores de necessidades especiais é preciso que o professor tenha parcerias com a família e com especialistas, além de conhecê-la bem e identificar suas habilidades e necessidades.
AULA 28
O PROFESSOR NÃO PODE ESTAR SÓ. O ESPAÇO INTERDISCIPLINAR
O professor não pode estar só no processo de inclusão, pois a sensação do abandono afeta a sua atuação como profssional, além dele não saber o que fazer com as demais em sala de aula. A criança também é abalada emocionalmente quando sente que não é bem vista dentro da escoola. Ela é mais um encômodo a ser superado por todos que atuam no ambiente escolar. Uma vez diagnosticado o problema da criança deficiente é preciso que a gestão escolar busque parcerias para que o professor possa escolarizar esse indivíduo, visto que é obrigação da equipe gestora cumprir esse papel de mediação entre o profissional da educação e as parcerias que o ajudam a atuar no processo da aprendizagem de seus alunos. Outro aspecto relevante é a questão da formação continuada do professor. Ele precisa se atualizar no intuito de melhorar a sua atução como profissional da educação especial.