segunda-feira, 6 de setembro de 2010

TEMAS TRANSVERSAIS E A ESTRATÉGIA DE PROJETOS - SEMANA 1

Aula 1

As Revoluções Educacionais

A educação no início de sua formação sempre esteve destinada aos mais privilegiados.




Os primeiros casos de instrução foram realizados nas cortes dos faraós do Egito em locais chamados de casa de instrução, onde somente os seus filhos podiam frequentá-los.



 No século XVIII, como o fortalecimento da corte aristocráta a educação se manteve ainda como privilégio de nobres e reis.




 Em 1787, através de um decreto do rei da Prússia Frederico Guilherme II a educação que, antes era de responsabilidade da Igreja, passa a ser de responsabildade do Estado e o papel do professor é o de transmitir o conhecimento, pois somente ele tinha acesso aos livros.



Naquela época, somente os meninos iam para escola, que era formada por salas com alunos enfileirados olhando para um professor detentor do conhecimento.




Todos tinham o mesmo perfil físico, social e econômico e qualquer diferença que fugisse a estes padrões era motivo de exclusão por parte do sistema educacional.




Hoje, a situação na educação não mudou muito. O que se tem agora é apenas a democratização do ensino,




que antes era para poucos, porém a maneira de ensinar continua a mesma: uma sala de aula com carteiras enfileiradas e um professor




e este é o desafio que mais preocupa os educadores atualmente: como conciliar uma escola que é democrática, mas que ainda possui o mesmo modelo de concepção do século XVIII, onde somente o professor era o detentor do conhecimento?




Aula  2

Os Caminhos da Interdisciplinaridade

Dentro do Sitema Educacional não pode haver separação entre as disciplinas.






 Elas devem estar unidas  para que o conhecimento seja melhor transmitido e assimilado. Para isto, existe o que chamamos de interdisciplinaridade




que é um diálogo entre os profissionais das disciplinas






 através de Projetos Interdisciplinares.