sábado, 26 de março de 2011

DISCIPLINA SAÚDE

AULA 15
DADOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO PAÍS

Dados estatístiscos indicam que ouve um aumento em realção à procura da escola regular pelos familiares de portadores de necessidades especiais para seus filhos. Isso indicaria que a criança com NE tem tido oportunidades maiores de se desenvolver do que em épocas passadas, porém, uma pesquisa relacionada ao assunto questionou tais dados, uma vez que quem faz o diagnóstico na escola não é uma pessoa especializada. Tal fato, indica o diagnóstico errado e, com isso, a possiblidade dos resultados não estarem corretos. Outro questionemento relacionou-se ao tempo de permanência do NE nas escolas regulares que, segundo resultados, não está possibilitando o aprendizado da pessoa com deficiência. Por fim, questionou-se o fato dos NE passarem um tempo pela escola regular, concluirem o curso, mas não recebem o certificado. Dessa forma, a procura pela EJA (Educação de Jovens e Adultos) tem sido a solução encontrada pelas famílias e pelo próprio NE, pois ele necessita do certificado para arrumar um emprego.




AULA 16
TRAJETÓRIAS ESCOLARES DE DEFICIENTES E A EJA: A QUESTÃO DO FRACASSO ESCOLAR

Segundo dados de pesquisas, o aluno com necessidades especiais está buscando a Educação de Jovens e Adultos para conseguir terminar os seus estudos, uma vez que as escolas regulares não lhes têm fornecido tal certificação. Uma outra observação apontada por pesquisas, é o fato das escolas não estarem preparadas para identificar o NE. O que revela dados incorretos sobre a quantidade de pessoas que têm problemas especiais dentro da escola. Por fim, a discriminação é uma grande preocupação para a família e para o NE. Muitas escolas e educadores não avaliam a capacidade intelectual do aluno. Julgam-no pela aparência. Fato que tem atrasado o desenvolvimento de muitas pessoas que possuem dificuldades, sejam elas, físicas ou intelectuais.


DISCIPLINA EDUCAÇÃO

AULA 13
A CONSTRUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR

O fracasso da educação brasileira está relacionada em três dimensões:
* no aluno: por que aprender;
* na escola: o que tem para ensinar;
* no ensino: como é realizado.

ALUNO: Numa sociedade em que a prioridade é a valorização do dinheiro vem em primeiro lugar, dificilmente valorizará o ensino. Com isto, a ãprendizagem oferecida pela escola deixou de ser importante. Dessa forma, cabe ao professor resgatar o valor do conhecimento;
ESCOLA: O mundo modificou-se. Tecnologias surgiram, mas a escola continua a mesma. Sua maneira de ensinar está parada no tempo e o que ela ensina não tem significado nenhum para os alunos;
ENSINO: A metodologia utilizada na aprendizagem está relacionada às práticas mecânicas. O aluno tem que repitir as explicações de seus professores através de exercícios de repetição.

CONSIDERAÇÔES:
Um outro aspecto que contribui com o fracasso escolar da educação brasileira é o desrespeito com a bagagem cultural que cada aluno traz para escola. Ao invés de ser aproveitada, este conhecimento e anulado e a escola tenta moldar seus alunos. Padronizado-os como se fossem peças de uma linha de produção.








AULA 14
PROCESSO DE APRENDIZAGEM E IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE

A criança não vem para escola vazia de conhecimento. Ela vem carregada de algo muito rico para o processo ensino/aprendizagem, mas infelizmente não é aproveitado pela escola: o conhecimento sociocultural. Dessa forma, a escola tenta anular da criança esta bagem cultural que ela traz e, através de práticas mecânicas e conteúdos defasados deixa de ensinar e porta-se como um controlador de comportamento. Com isto, aquele que foge dessa disciplina é punido. E o que dizer dos que possuem dificuldades para assimilar informações? É deixado de lado, esquecido no canto da sala de aula como uma cadeira quebrada. E qual é o papel do professor diante desses fatos? Instigar e aproveitar a riqueza sociocultural dos alunos. Finalizando, não tem como o aluno assimilar o conhecimento se escola continua, apesar do avanço da tecnologia, a mesma de antigamente: não disperta a curiosidade e apenas a regula o comportamento.


 

escola de antigamente



escola atual



escola autoritária

segunda-feira, 21 de março de 2011

DISCIPLINA SAÚDE

AULA 11
LEGISLAÇÃO, DECLARAÇÃO E DIRETRIZES

A preocupação com a Educação Especial sempre existiu e ao longo dos anos no Brasil e outros países vários documentos foram criados visando à proteção do portador de necessidades especiais, porém essa inquietação surgiu mais pelo contexto histórico em que esses países estavam vivendo. Assim, leis foram criadas mais para prestar contas à sociedade e não para defender os interesses dessas pessoas. Infelizmente, essa ainda é a realidade do Brasil e de muitos países.  Porém, pode haver mudança nessa mentalidade e ela ocorrerá com a quando os professores abraçarem a causa e saírem em defesa de seus alunos com deficiências. Para isso, é preciso que o profissional de educação esteja atualizado com as leis e estatutos que regem sobre a Educação Especial.



AULA 12
COMO VEM SENDO ORGANIZADA A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO PAÍS

A Educação Especial é um tema debatido há muito tempo em nosso país. No príncipio das discussões em meados do século XVIII, os moldes seguidos para a implementação de algo que pudesse beneficiar o portador de ncessecidades especiais eram o europeu, principalmente o francês. Ao longo dos anos, muitas conquistas se deram, porém nem sempre elas tinham a preocupação com a aprendizagem dessas pessoas, mas sim com a sociabilização das mesmas. Atualmente, ainda as instituições e os professores, que quase nunca são especialistam, preocupam-se em torná-las sociáveis.