quarta-feira, 15 de setembro de 2010

TEMAS TRANSVERSAIS E A ESTRATÉGIA DE PROJETOS - SEMANA 4

AULA 13

CONHECIMENTO EM REDE



Segundo o sitema educacional atual, a cabeça do aluno é um espaço vazio que precisa ser completado com conhecimento.



Fazendo uma comparação metáforica, é como se a cabeça dele fosse um balde vazio que deverá ser completado com matéria.




O profissional da educação que segue esta linha de pensamento é um profissional baldista, pois para ele "o aluno tem nível baixo" ou "o aluno não atinge o nível mínimo."




E infelizmente, este pensamento reisite apesar de ultrapassado...



e é vindouro do príncipio de que primeiro se ensina o simples depois o complexo


baseando-se no discurso do método "linha de montagem" de Descartes.




O conhecimento em rede vai além deste método, pois...




está associado ao conhecimento que o aluno já possui antes mesmo de vir à escola e cabe a ela ampliá-lo...




ou até mesmo apagá-lo se for preciso.


Assim, pensar em rede é pensar em encadeamentos livres sem estar amarrado ao conteúdo...



e é o professor mediador quem terá que tecer...




está rede.



AULA 14

PROJETOS

O projeto só funciona se houver planejamento e diálogo...



e a escola pode utilizar-se dele...



através da transversalidade...


para ensinar.





O projeto está relacionado a ilusão...


porque sem a ilusão não existe o futuro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário