domingo, 12 de setembro de 2010

TEMAS TRANSVERSAIS E A ESTRATÉGIA DE PROJETOS - SEMANA 3

AULA 09

CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO




A escola tem que ensinar aos seus alunos a linguagem científica para que estes saibam conhecer o mundo que está ao seu redor. Um mundo, onde as tecnologias estão cada vez mais presentes e fazem parte do dia a dia de qualquer indivíduo. Com isto, a ciência torna-se um instrumento prático dando oportunidades ao cidadão de saber escolher o que melhor lhe convém na convivência diária com os produtos e aparelhos que estão presentes na sua vida. Assim, a pessoa que conhece a linguagem científica não correrá riscos de pagar mais caro por produtos que têm eficiência idêntica aos que são mais em conta, ou simplesmente saber que se ingerir muito de um alimento num único dia lhe impedirá de consumir qualquer outra coisa neste mesmo período, pois a sua cota de gordura já foi consumida e ele poderá ganhar peso. Por fim, cabe a escola transmitir aos seus alunos a praticidade da ciência e isto deve ser realizado através do diálogo, da participação e de projetos interagindo o aluno na construção da sua aprendizagem deixando de lado aquela ideia de que somente o professor é o detentor do conhecimento.




AULA 10

INTERDISCIPLINARIDADE E TRANVERSALIDADE NA ESCOLA

O aluno deve ter conhecimento das questões sociais e ambientais que estão ao seu redor como a violência, as drogas, a gravidez, a saúde, o desmatamento e a poluição e é a escola que lhe proporcionará este conhecimento através da transversalidade integrada a interdisciplinaridade por meio de aulas dinâmicas que lhe propicie uma relação entre estas questões e a sua realidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário