domingo, 12 de setembro de 2010

TEMAS TRANSVERSAIS E A ESTRATÉGIA DE PROJETOS - SEMANA 2

AULA 5

O CONCEITO DE TRANSVERSALIDADE

A família atual não é mais a de antigamente, onde o papel do pai era o de sustentar a casa e o da mãe era o de ficar cuidando do lar e dos filhos dando-lhes a educação ética e a moral. Hoje, a mãe também tem esta função de trabalhar para sustentar a família e os cuidados com a educação já não são mais só de sua responsabilidade. Assim, devido a estas mudanças no comportamento das pessoas houve a necessidade de se eleger um substituto para continuar formação das crianças. A sociedade questionou que instituição seria a mais adequada e, então, recorreu à escola como a substituta mais confiável. Com isto, criou-se a transversalidade dentro das instituições escolares para que os temas transversais pudessem ser trabalhados, como: ética, moral, violência, meio-ambiente, saúde, afeto etc. dentro dos conteúdos já existentes na escola. Com tudo, não houve uma preparação dos educadores para ensinar estes temas e o grande desafio no ambiente escolar atualmente é fazer com que profissionais especializados desenvolvam a transversalidade concomitante com as suas disciplinas.




AULA 6

TEMAS TRANSVERSAIS EM EDUCAÇÃO

Cada comunidade tem a liberdade de eleger os temas transversais que achar mais significativo para trabalhar, não há necessidade de seguir apenas os trazidos pela legislação brasileira (PCNs): ética, saúde, meio-ambiente, orientação sexual, pluralidade cultural, trabalho e consumo. No entanto, a forma de se desenvolvê-los não pode ser fragmentada como vem sendo proposto pela escola, por exemplo, um palestrante vir à escola para falar sobre drogas. A transversalidade vai além desta fragmentação e há de se promovê-la de maneira diferenciada onde ela seja o eixo principal e não o secundário. Com isto, os conteúdos tradicionais deixam de ser a finalidade e passam a ser o meio para se obter a transversalidade tornando a escola mais realista, porém os profissionais da educação se dizem despreparados para lidar com está nova concepção de ensino e temas importantes para a formação do aluno são esquecidos ou trabalhados quando ele, professor, encontra uma oportunidade, caindo no moralismo que não é objetivo dos
temas transversais.


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