quinta-feira, 25 de novembro de 2010

EDUCAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE VALORES SEMANA 7

AULA 25

PRÁTICAS DE CIDADANIA

É através das relações dos contatos adquiridos que as pessoas optam e fazem as escolhas estabelecendo com quais atuarão e reagirão às circunstâncias do mundo. Assim, num trabalho de desenvolvimento de projetos feito por uma instituição científica junto às comunidades não pode haver imposição por parte dela no intuito de que o projeto não seja regeitado pela comunidade escolhida. Com isso, a instituição tem que  descobrir quais são as necessidades da comunidade em questão e, através de parcerias com os seus representantes, definir que tipo de projeto pode ser desenvolvido nesse ambiente.






ELABORAÇÃO DO PROJETO DEPOIS DE DEFINIDO

  • Objetivos;
  • Definição do público alvo;
  • Metodologia e estrategia de intervenção;
  • Resultados esperados;
  • Cronograma.


AULA 26

O FENÔMENO DO BULLYING

SIGNIFICADO:

  • Huumilhação;
  • Xingamentos;
  • Difamação;
  • Constrangimento;
  • Menosprezo;
  • Intimidação;
  • Ameaças;
  • Exclusão;
  • Perseguição;
  • Agressão física;
  • Roubo.


QUANDO A BRINCADEIRA SE TORNA BULLYING?

  • Ação intencional;
  • Duração prolongada;
  • Falta de motivação;
  • Desiquilibrio de poder;
  • Impossibilidade de defesa.




VÍTIMAS

  • Pouca habilidade de socialização;
  • Dificuldade de agir contra as agressões;
  • Características físicas, psicológicas ou de comportamento que podem ser motivo das agressões.



AGRESSORES

  • Ambos os sexos;
  • Crianças ou adolescentes que desrespeitam normas;
  • Cometem delitos;
  • Tem desempenho escolar regular o insuficiente;
  • Não sentem culpa;
  • Agressivos e desafiadores;
  • Sem escrúpulos para mentir.




CYBERBULLYING
  • Agressões verbais ou visuais pela internet;
  • Efeito multiplicador;
  • Anonimato;
  • Impunidade;
  • Maioria são adolescentes.




CONSEQUÊNCIAS

  • Isolamento;
  • Dificuldades de participar das atividades dentro da sala de aula;
  • Queda de desempenho;
  • Fobia escolar;
  • Mudança de humor;
  • Insônia e dores de cabeça;
  • Irritação, ansiedade ou tristeza;
  • Tendência a desenvolver patologias como a bulemia e a aneoroxia.



INTERVENÇÕES

  • Conscientização;
  • Sensibilização da comunidade escolar;
  • Ambiente de confiança, solidário e ético;
  • Dar apoio e proteção às vítimas;
  • Estabelecer regras e limites aplicando sanções sem tolerância.




COMENTÁRIO

Somente com essas ações integradas, o bullying poderá ser evitado dentro das escolas, lugar em que mais há manifestação dessa prática.

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