sábado, 26 de março de 2011

DISCIPLINA EDUCAÇÃO

AULA 13
A CONSTRUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR

O fracasso da educação brasileira está relacionada em três dimensões:
* no aluno: por que aprender;
* na escola: o que tem para ensinar;
* no ensino: como é realizado.

ALUNO: Numa sociedade em que a prioridade é a valorização do dinheiro vem em primeiro lugar, dificilmente valorizará o ensino. Com isto, a ãprendizagem oferecida pela escola deixou de ser importante. Dessa forma, cabe ao professor resgatar o valor do conhecimento;
ESCOLA: O mundo modificou-se. Tecnologias surgiram, mas a escola continua a mesma. Sua maneira de ensinar está parada no tempo e o que ela ensina não tem significado nenhum para os alunos;
ENSINO: A metodologia utilizada na aprendizagem está relacionada às práticas mecânicas. O aluno tem que repitir as explicações de seus professores através de exercícios de repetição.

CONSIDERAÇÔES:
Um outro aspecto que contribui com o fracasso escolar da educação brasileira é o desrespeito com a bagagem cultural que cada aluno traz para escola. Ao invés de ser aproveitada, este conhecimento e anulado e a escola tenta moldar seus alunos. Padronizado-os como se fossem peças de uma linha de produção.








AULA 14
PROCESSO DE APRENDIZAGEM E IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE

A criança não vem para escola vazia de conhecimento. Ela vem carregada de algo muito rico para o processo ensino/aprendizagem, mas infelizmente não é aproveitado pela escola: o conhecimento sociocultural. Dessa forma, a escola tenta anular da criança esta bagem cultural que ela traz e, através de práticas mecânicas e conteúdos defasados deixa de ensinar e porta-se como um controlador de comportamento. Com isto, aquele que foge dessa disciplina é punido. E o que dizer dos que possuem dificuldades para assimilar informações? É deixado de lado, esquecido no canto da sala de aula como uma cadeira quebrada. E qual é o papel do professor diante desses fatos? Instigar e aproveitar a riqueza sociocultural dos alunos. Finalizando, não tem como o aluno assimilar o conhecimento se escola continua, apesar do avanço da tecnologia, a mesma de antigamente: não disperta a curiosidade e apenas a regula o comportamento.


 

escola de antigamente



escola atual



escola autoritária

Nenhum comentário:

Postar um comentário